quarta-feira, 29 de julho de 2009

Atendimento

Acho engraçado quando escuto que o atendimento está chegando ao fim, ou que qualquer outra disciplina dentro de uma agência de propaganda esteja com seus dias contados.

Com as constantes e rápidas mudanças que o nosso mercado de propaganda vem sofrendo no mundo, qualquer disciplina, profissão, ou melhor, profissionais que não acompanharem as tendências terão sim seu fim decretado.

Aquele atendimento às vezes acomodado que não questionava, não entendia do negócio do cliente, não contribuía para o negócio da agência e também do cliente (“Ahhh não sei por que, mas o cliente quer assim….”) é o atendimento que têm seus dias contados.

Nas últimas 3 semanas tive o prazer de fazer um curso na APP de São Paulo ministrado pela Gal Barradas (F/Nazca S&S) que tinha como tema o atendimento dentro das agências, sua história e futuro. Isso quer dizer que invariavelmente vou acabar falando aqui um pouco do que foi abordado no curso (desculpe Gal) porque compartilho da mesma opinião. Recomendo este curso para qualquer atendimento.

Nós atendimentos somos sim responsáveis pelo processo criativo dentro da agência, podemos e devemos ser capazes de contribuir de maneira positiva no planejamento, execução e condução dos trabalhos.
E isso só será possível se soubermos muito sobre o cliente, conhecendo os produtos, as pessoas dentro do cliente (não só o marketing), os consumidores, o PDV enfim tudo.

Até ai sei que não estou falando nada de novo, nenhuma grande novidade, mas o papel aceita tudo, na teoria muitos sabemos o que deve ser feito. Mas será que realmente nos dedicamos a saber tudo sobre os nossos clientes, mercado, novas tecnologias, tendências e clientes das outras agências?

Aprendi com o André Paes de Barros (Vice Presidente da agência que trabalho) que uma das maiores recompensas para um atendimento é quando ele é convidado para trabalhar dentro do cliente, isso quer dizer que ele realmente entende do negócio e poderá contribuir para o seu desenvolvimento de uma maneira diferente.

Além das funções de praxe de qualquer bom atendimento como organizar com maestria uma reunião, passar um bom brief, equilibrar todos os pratos e não deixar nada escapar acredito que devemos ser uma fonte confiável e acessível de informação a todos os departamentos da agência. Não só informações sobre o cliente, mas sobre o mercado, concorrentes, economia, publicidade nacional e internacional, tendências, novas mídias. É assim que poderemos sempre contribuir de maneira relevante nos trabalhos da agência.

Mas pra isso é preciso ler com olhar critico, não só passar pelas manchetes dos jornais, sites e blogs nacionais e internacionais. Não basta só buscar as noticias dar um copy+paste e enviar pro cliente no clipping diário. A postura deve ser enviar a noticia somada a sua interpretação, com algum comentário pertinente sobre o contexto abordado ou que tipo de relação ela pode ter com o negócio do seu cliente/agência. O atendimento deve ser um gerador de negócios pro cliente e pra agência.

Só seremos “confiáveis” e cúmplices do trabalho se formos profissionais com algo a acrescentar no desenvolvimento dele.

Wilson Negrini


Nenhum comentário:

Postar um comentário